Pedagogia Colaborativa

best bitcoin poolAs Aulas Digitais são elaboradas e aplicadas utilizando o conceito de Pedagogia Colaborativa.

Em primeiro plano segue a Contextualização, voltada a trazer para o cotidiano de estudantes e professores, nas perspectivas dos eixos da cultura, ciência, tecnologia e trabalho, temas de relevância vinculados aos conteúdos educacionais da Aula Digital.

A seguir, uma Problematização é apresentada suscitando questões que visem problematizar o contexto com o tema em estudo, considerando-se que conhecimento é produzido quando se alcança a resposta a um determinado problema. Conhecimento, aqui, não se restringe ao explícito, formal ou teórico, mas de forma articulada também ao tácito que envolve o desenvolvimento de habilidades e competências. É nesta perspectiva que a Problematização é construída pelos autores, com a participação dos professores, para ser enfrentada pelos estudantes.

Em seguida encontra-se o Desenvolvimento, onde entram as ferramentas de mediação pedagógica do MAGIC para a construção do conhecimento. Aqui se conta com instrumentos de autoria, como o WIKI, Fóruns de Debates, Salas de Reunião presencial (on-line), Escaninhos e Midiatecas para guarda de documentos, publicações preliminares e outros recursos como e-mail, visita à agenda etc.

Na Conceituação são resgatados os aspectos relacionados à Contextualização e Problematização, buscando-se apresentar um referencial confiável, epistemológico, elaborado pelos autores da Digital Education. Mas, não só isso: neste acesso cuida-se de promover um aprofundamento científico, humanístico, artístico e, portanto, mais rigoroso de cada tópico de conhecimento, presente em uma Aula Digital.

No final a Avaliação envolve a prática de testar os conhecimentos construídos, porém mais do que isso: através de questões cuidadosamente escolhidas propicia a cada estudante o seu desenvolvimento futuro, potencial, para que possa conquistar novos espaços e domínios em sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Estes ingredientes não ficam soltos, e, podem receber ainda apoio das Mídias Sociais, do Google Docs® e demais ferramentas da Web 2.0, para o desenvolvimento da aprendizagem.

A figura a seguir mostra a relação existente entre estes elementos da Pedagogia Colaborativa.

Pedagogia Colaborativa

Pedagogia Colaborativa na Digital Education

O Álbum abaixo mostra uma sequência de telas que representam uma aula digital, contendo os elementos da Pedagogia Colaborativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *